Pintar uma parede parece fácil, mas exige algumas técnicas para tornar o trabalho mais profissional e o acabamento impecável. Caso a pintura não seja realizada da maneira correta, é possível que no futuro, a pintura apresente problemas como descascamento e as famosas bolhas.
Outras situações também podem ocasionar esses problemas na pintura, por isso, é muito importante olhar para o todo e não analisar a situação de forma isolada. Neste texto vamos dar algumas dicas para que você faça isso com maestria e também para que você possa refinar cada vez mais a sua técnica. Acompanhe:
Só realize a pintura com a parede limpa
A limpeza da parede é essencial para que a tinta fixe bem e fique lisinha. Essa é uma etapa que muitos pedreiros e construtores não dão tanta importância, mas ela influencia no acabamento e na durabilidade da tinta ao longo dos anos. Numa construção, a poeira é bastante comum, por isso, utilize um pano úmido para realizar o preparo da pintura.
Proteja o ambiente
Proteger o ambiente é essencial para evitar sujar o teto, o chão, dobradiças, janelas, rodapés e maçanetas. Fazer isso tem duas vantagens indiscutíveis. Em primeiro lugar, você ganha tempo, pois quando a pintura acabar é muito mais simples realizar a limpeza do ambiente. E em segundo, mas não menos importante, você não corre o risco de manchar o ambiente com respingos indesejados.
Veja também: 3 maneiras de trocar o piso e evitar o quebra-quebra
Tenha certeza de que a superfície secou por completo
Antes de realizar qualquer pintura no ambiente, tenha certeza de que a massa corrida secou por completo. Quando tem umidade, a massa absorve a água, e o processo de evaporação pode causar as temidas bolhas na pintura.
Isso é muito importante quando falamos de reforma, pois é aí que entra a necessidade de achar a raiz do problema. Se houver uma infiltração na parede, por exemplo, não adianta seguir todos os procedimentos para reparar a pintura se a água continuar infiltrando na parede.
Analise os problemas que podem afetar a pintura
Separamos alguns procedimentos que podem causar o descascamento da pintura. Confira:
1 – Pintar sobre tinta velha ou papel de parede;
2 – Fechar fissuras de maneira indevida. Se a parede possuir grandes fissuras, furos de prego, rachaduras ou irregularidades é preciso fechá-los com argamassa para reboco e depois disso passar massa corrida.
3 – Pintar sobre o mofo.
Seguindo todos esses procedimentos, você vai se aproximar cada vez mais de uma pintura mais profissional, com um bom acabamento, durável e muito mais resistente. E aí, quais desses procedimentos você já realiza no seu dia a dia?
Confira também o nosso conteúdo sobre os cuidados necessários para evitar problemas hidráulicos em obras!